Keynote Speaker

Professor Doutor Jorge Canhoto
Laboratório de Biotecnologia de Plantas, Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra
Jorge M. Canhoto é biólogo, doutorado em Fisiologia e professor associado com agregação no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, onde lidera o Grupo de Biotecnologia de Plantas do Centro de Ecologia Funcional. É responsável pelas unidades curriculares de Biotecnologia de Plantas, Desenvolvimento das Plantas e Biodiversidade e Biotecnologia Florestal. É editor das revistas In Vitro Cellular & Developmental Biology e Forestry Research (Springer), editor associado da Frontiers, presidente da Divisão de Biotecnologia Vegetal e Recursos Genéticos da ISHS e presidente do Centro de Informação de Biotecnologia. A sua área de investigação preferencial é o estudo de processos de desenvolvimento das plantas in vitro, como a embriogénese somática, a embriogénese polínica e a organogénese e a sua aplicação à clonagem e melhoramento de plantas.
Oradores Convidados

Rita Pires
Laboratório de Melhoramento e Biotecnologia Vegetal, MED & CHANGE, Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora
Rita Pires é licenciada em Agronomia pela Universidade de Évora, onde adquiriu uma formação sólida em ciências e tecnologias agrícolas e despertou o seu interesse pela Biotecnologia Vegetal através da colaboração em projetos de dissertação no Laboratório de Melhoramento e Biotecnologia Vegetal. Concluiu posteriormente o Mestrado em Engenharia Agronómica na mesma instituição, aprofundando a sua experiência em técnicas de cultura in vitro aplicadas a diversas espécies vegetais. Atualmente desenvolve o doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais na Universidade de Évora, centrando a sua investigação na elucidação das vias de sinalização associadas à embriogénese somática. O seu trabalho destaca o papel das moléculas extracelulares na modulação da eficiência embriogénica, visando contribuir para estratégias inovadoras de propagação de cultivares de oliveira portuguesa.

Tiago Lourenço
Plant Gene Regulation lab, GPlantS Unit, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Universidade Nova de Lisboa
Tiago Filipe Lourenço é investigador auxiliar no ITQB NOVA e doutorado em Biologia pela mesma instituição (2008). O seu projeto de doutoramento estabeleceu as bases da sua linha de investigação e a sua ligação ao arroz como organismo modelo, ligação que foi reforçada com a oportunidade de aprender técnicas de transformação genética em colaboração com o International Rice Research Institute (Filipinas), experiência que moldou a sua visão sobre a biologia do arroz e a sua relevância para a segurança alimentar global. Durante o doutoramento, identificou uma E3-ubiquitina ligase envolvida nas respostas a stress abiótico e nos mecanismos de sensibilidade radicular. O estudo das interações proteína-proteína, da via Ubiquitina-Proteassoma (UPS) e da sua influência nas respostas ao stress orientou a sua investigação para a caracterização do papel das E3-ubiquitina ligases na resposta ao stress abiótico no arroz. A sua investigação é focada em explorar técnicas de edição genética, como CRISPR/Cas9, como ferramentas para ampliar a variabilidade genética do arroz contribuindo para o melhoramento focado nas respostas a stresses abióticos, nomeadamente a seca.

Hugo Duarte
Chemical Engineering and Renewable Resources for Sustainability (CERES), Departamento de Engenharia Química, Universidade de Coimbra
MED & CHANGE, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve
Hugo Duarte é formado em Engenharia Biológica e trabalha na área da celulose e seus derivados desde o seu mestrado em 2014. Concluiu o doutoramento em 2020 na Universidade de Florença, altura em que regressou a Portugal para integrar o projeto “ReFloRest”. Esse trabalho despertou o seu interesse pela valorização da biomassa agrícola e florestal e pelo estudo de compostos bioativos como metabolitos secundários de plantas. O seu percurso tem vindo a centrar-se no desenvolvimento e aplicação de materiais funcionais à base de biopolímeros, área que aprofundou antes de abraçar recentemente o projeto “AlBread”, dedicado ao desenvolvimento de um pão funcional formulado com farinha de bolota, óleos essenciais e probióticos. Paralelamente, continua a trabalhar no desenvolvimento de novas ideias e materiais com potencial de aplicação em múltiplos setores, atualmente com especial foco na indústria alimentar.

Raquel Navarro Sempere
Departamento de Biologia Molecular, Ideagro SL, Múrcia, Espanha
Raquel Navarro Sempere é doutorada em Biologia Molecular e Fitopatologia pelo Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha (CSIC). Atualmente é responsável pelo Departamento de Biologia Molecular da Ideagro (Alltech), onde desenvolve diferentes linhas de trabalho nas áreas de Biologia Molecular, Genómica de Plantas, Fitodiagnóstico e Análise de Microbiomas. A sua atividade integra investigação fundamental com aplicação prática, abrangendo o fitodiagnóstico, o desenvolvimento de bioestimulantes e a melhoria da produção agrícola.

Paulo Gavaia
Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR/CIMAR LA), Universidade do Algarve
Paulo Gavaia é licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e doutorado em Ciências Biológicas – Biologia Molecular. É atualmente Investigador Principal no Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), instituição onde está integrado desde 2007. A sua investigação incide sobre a biologia e o desenvolvimento do esqueleto, com particular interesse nos mecanismos de desenvolvimento e metabolismo esquelético, na análise da incidência e das causas de deformações esqueléticas em peixes de aquacultura e no estudo de patologias esqueléticas com recurso a modelos de peixe zebra e aplicações em biomedicina. Nos últimos anos, tem estado envolvido na bioprospecção de compostos com atividade osteogénica derivados de organismos marinhos, incluindo microalgas, macroalgas e invertebrados marinhos.

Marta Laranjo
MED & CHANGE, Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora
Marta Laranjo é microbiologista e bióloga molecular, dedicando a sua atividade sobretudo à Microbiologia Alimentar. Os seus interesses de investigação atuais incluem o estudo de alimentos fermentados, dos seus microbiomas e dos respetivos benefícios para a saúde, bem como a resistência a compostos antimicrobianos numa perspetiva de One Health.

Joana Silva
Arborea Biofoods, Moita, Portugal
Joana Laranjeira Silva concluiu o doutoramento em Biotecnologia em 2005 na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, tendo obtido o mestrado na Universidade de Coimbra e a licenciatura em Microbiologia na Universidade Católica Portuguesa. Foi responsável pelo departamento de I&D e Plant Manager da Allmicroalgae – Natural Products SA, e atualmente é responsável pelo departamento de Biotecnologia da Arborea Biofoods. É especialista na valorização e cultura de microalgas em grande escala, e na aplicação de compostos de valor acrescentado em diversas áreas. Atualmente, encontra-se envolvida em vários projetos nacionais (ALGAVALOR, ALGAESOLUTIONS, PERFORMALGAE) e internacionais (PROFUTURE, ZEROW, SIMBA).

Ana Paula Tavares
CICECO, Aveiro Institute of Materials, Departamento de Química, Universidade de Aveiro
Ana Paula M. Tavares licenciou-se em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1997 e concluiu o mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2000. Obteve o doutoramento em Engenharia Química pela Universidade de Aveiro em 2006. Ao longo da sua carreira, tem-se dedicado à investigação interdisciplinar na interface entre a ciência dos materiais e a biotecnologia, com foco em processos fermentativos, sistemas de purificação de biomoléculas, imobilização de enzimas, nanomateriais e biocatálise.

Mariana Fiadeiro
RISE-Health, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior.
Mariana Fiadeiro é licenciada em Biotecnologia e concluiu o mestrado em Ciências Biomédicas antes de integrar o grupo de investigação do Dr. Yoon Seong-Kim na University of Central Florida, onde se dedicou ao estudo da regulação epigenética da alfa-sinucleína na Doença de Parkinson (DP). Mais tarde, juntou-se ao RISE-Health UBI como bolseira de investigação, trabalhando na caracterização da toxicidade e nos efeitos neuroprotetores de novos análogos inibidores da NADPH oxidase 1 (NOX1) na DP. Encontra-se atualmente na fase final do doutoramento em Biomedicina, centrando a sua investigação na descoberta e validação pré-clínica de inibidores específicos da NOX1 para mitigar a perda de neurónios dopaminérgicos e a disfunção motora. O seu trabalho inclui também o desenvolvimento de formulações baseadas em líquidos iónicos para melhorar a biodisponibilidade e eficácia destes compostos no cérebro, com aplicação potencial na DP e noutras doenças neurodegenerativas.